quarta-feira, 8 de junho de 2016

Qualidade de ensino

Observações geradas no decorrer das atividades

          Através da execução de algumas atividades aplicadas no laboratório  de informática é possível apontar alguns fatores que devem ser cuidados para o bom desempenho computacional dos alunos. A prática da digitação é muito importante para a memorização do teclado, e a assimilação das funcionalidades do teclado principalmente quando utilizado para a digitação de texto.  Com a demora a utilizar os computadores para essa função algumas informações que deveriam já ter sido memorizadas acabam se perdendo ao passar do tempo, e só podem ser recuperadas e reaprendidas praticado novamente a digitação\escrever no computador. Preocupando-se com isso tornasse necessário então incluir nos trabalhos de aula do laboratório de informática a digitação e manuseio do teclado, pois percebe-se que grande maioria dos alunos encontram dificuldades em realizar tarefas básica da digitação que exigem por exemplo, acentuação, pontuação e caracteres.
       Quando o computador é utilizado apenas para atividades em softwares que necessitam apenas do mause ou das setas do teclado, outras funções  e posições de teclas que são de grande importância para formação do conhecimento computacional do aluno ficam de lado, podendo-o prejudicar futuramente no desenvolvimento de um texto no computador por exemplo.
        Apesar de o mause ser um excelente desenvolvedor da coordenação motora não deve ser o único a ser utilizado nas tarefas com o computador.  Portanto é necessário planejar atividades que desempenhem as mais variadas formas de manuseio do computador, utilizando mause e teclado simultaneamente. 
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário